2 de out. de 2009

Com reforço de Lula, ‘seleção’ brasileira usa a emoção na cartada final por 2016.

0

Com o reforço do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o time brasileiro em Copenhague mostrou estar bem entrosado na última apresentação antes da eleição do Comitê Olímpico Internacional (COI), nesta sexta-feira. A candidatura carioca usou seu mais forte argumento - o de que os Jogos Olímpicos nunca foram para a América do Sul - e mostrou um pouco do que o Rio de Janeiro tem a oferecer. E se o presidente americano, Barack Obama, deu boas-vindas ao mundo

- O desafio é outro: expandir as Olimpíadas para outro continente, acender a pira olímpica em um país tropical, na mais linda cidade - disse Lula. no coração da América, os cariocas lembraram que os braços do Cristo Redentor, que sempre estiveram abertos, agora querem abraçar as Olimpíadas de 2016.

Agência/Reuters

Lula fala aos membros do COI durante a última apresentação antes da eleição da sede de 2016

Presidente de honra da Fifa, João Havelange foi o primeiro a falar e lembrou que uma vitória do Rio de Janeiro celebraria seu 100º aniversário. Havelange, assim como Carlos Arthur Nuzman, presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), é membro do COI e não tem direito a voto na primeira rodada.

Havelange passou a bola para Nuzman, que fez breves saudações em francês. Veja no vídeo ao lado.

- O Brasil está mais ativo do que nunca no cenário global. O movimento olímpico tenta alcançar os jovens no mundo. Todos somos parte da mesma equipe que organizou os Jogos Pan-Americanos de 2007. Na era moderna, serão 30 Jogos na Europa, cinco na Ásia, dois Oceania. Queremos trazer os Jogos para a América do Sul, abrir as portas de um novo continente para carregar o movimento olímpico.

Nuzman convidou os membros do COI a sentirem “um gostinho do que o Rio oferece”. Um vídeo, ao som de “Aquele Abraço”, entrou no telão e, nele, apareceram belas imagens de praias, futebol, samba, funk - mas não de favelas - e, claro, de conquistas brasileiras no esporte.

O presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, disse que o pré-sal é um dos trunfos brasileiros. O governador, Sérgio Cabral, e o prefeito, Eduardo Paes, lembraram a integração das três esferas do governo e que a Copa do Mundo de 2014 vai ajudar na organização dos Jogos Olímpicos.


- A Copa do Mundo servirá de trampolim para os Jogos – disse Paes.

Pelé recebe aplausos no Belle Center.

Usando um colar laranja, a musa Isabel Swan, velejadora que em Pequim conquistou o bronze na classe 470, disse aos membros do COI que o Rio de Janeiro é sua casa e que ali está treinando para os Jogos de Londres, em 2012. Pediu aplausos a Pelé, que assistia a tudo ali ao lado. E contou as histórias de superação do nadador paraolímpico Daniel Dias e de Bárbara Leôncio, revelação do atletismo brasileiro. A bela saiu de cena. E foi então que o protagonista entrou no palco.

Engajado na campanha carioca, Lula, em português, fez um discurso emocionado.

- Com muito orgulho, represento aqui as esperanças e os sonhos de mais de 190 milhões de brasileiros. Somos um povo apaixonado pelo esporte. Olhando para os cinco aros olímpicos, vejo neles o meu país. Não só somos um povo misturado, mas um povo que gosta muito de ser misturado - disse.

Ao lado, veja o discurso do presidente Lula.

Lula já tinha dito que não trabalhava com hipótese de derrota. E mais uma vez pediu uma chance ao Brasil.

- Digo com muita franqueza: chegou a nossa hora. Entre as dez economias do mundo, somos o único país que nunca recebeu os Jogos. Essa decisão abrirá uma nova fronteira. O desafio do COI é outro: expandir as Olimpíadas para outro continente, acender a pira olímpica em um país tropical, na mais linda cidade.

Lula saiu de cena, e, no telão, mais um vídeo, com o tema: "a paixão nos une". Do outro lado do Atlântico, o sol, que andava se escondendo nos últimos dias, apareceu no Rio de Janeiro. Na Praia de Copacabana, um palco com dois grandes telões estava armado para a festa do anúncio. A votação começará às 12h10m, e a cidade vencedora será conhecida às 13h30m.

Fonte: G1

0 Responses to "Com reforço de Lula, ‘seleção’ brasileira usa a emoção na cartada final por 2016.":

Postar um comentário

 
Copyright 2010 Marcelo Sports