3 de nov. de 2009

Conheça a cultura sneaker, de pessoas que são loucas por tênis.

0
Desde a década de 90, o uniforme dos jovens descolados é composto, além da dupla jeans e camiseta, por um bom par de tênis. Mas não basta um par qualquer.

Uma mania bastante difundida no exterior é cada vez mais forte no Brasil: a cultura sneaker (tênis, em inglês).

Baseado na paixão por modelos exclusivos, raros ou com uma história curiosa, essa cultura movimenta um mercado de edições limitadas e parcerias de marcas com personalidades das artes plásticas, do design, da música e dos esportes.

Quanto mais exclusivo, maior o valor do tênis. É o caso do Nike Dunk eBay, feito em homenagem ao site de leilões em 2003 e até hoje considerado o mais caro da história.

Ricardo Nunes, editor do primeiro site brasileiro de cultura sneaker (a pronúncia é "Sniquer"), o Sneakersbr, conta no fórum de seu site a história da peça.

- O Dunk se orgulha de “ter vendido” o exemplar mais caro - e raro - de toda a história do tênis, graças à versão criada em parceria com o site de leilões E-bay por US$ 30 mil. Isso mesmo, trinta mil dólares! O dinheiro foi revertido para instituições sociais. Um par no tamanho do ganhador do leilão foi fabricado e o outro, que estava em exposição, foi fatiado publicamente.

Para fugir dos preços altos, uma alternativa é a customização de modelos simples por ilustradores profissionais ou até mesmo por você. A loja Tua, em São Paulo, tem artistas plásticos de prontidão para fazer o que o cliente pedir. Com tintas, sprays e lixas, eles mudam a cara dos calçados em 30 minutos.

Já na internet, dá pra encontrar diversos guias que ensinam a customizar em casa, como esse passo-a-passo da revista Sneaker Freaker, a maior e a mais respeitada publicação especializada no assunto.

É essa mesma revista que convocou Ian Fieggen, conhecido mundo afora por professor Shoelace (nó de sapato, em inglês), para dar algumas dicas de nós diferentes… Há mais de 20 anos, ele pesquisa só isso e, em 2000, criou um site pra dividir esse conhecimento.

Na reportagem, ele conta – com certo exagero, convenhamos – que existem cerca de duas trilhões de formas diferentes de passar o cadarço pelos seis furinhos do tênis. Será? Aqui, R7 mostra algumas:

Fonte: R7

0 Responses to "Conheça a cultura sneaker, de pessoas que são loucas por tênis.":

Postar um comentário

 
Copyright 2010 Marcelo Sports