
Segundo a FIA, a “Testemunha X” sabia do plano antes da corrida e não concordou. Este funcionário disse aos investigadores que esteve “pessoalmente presente ao encontro, pouco antes do treino classificatório do GP de Cingapura, em setembro de 2008, quando Pat Symonds mencionou a possibilidade da batida a Briatore.
- A FIA está certa de que a “Testemunha X” não teve nenhum papel ativo na conspiração e, além disso, se negou a participar e se manteve distante do plano.
A expulsão de Flavio Briatore do automobilismo foi decidida pelo Conselho da FIA, na última segunda-feira, em Paris, após a certeza da manipulação de resultados no GP de Cingapura de 2008. De acordo com a acusação, ele obrigou o piloto brasileiro Nelsinho Piquet a bater propositalmente, forçando a entrada do “safety car”. O acidente beneficiou o outro piloto da escuderia, o espanhol Fernando Alonso, que venceu a corrida.
No dia 16 de setembro, Flavio Briatore deixou o comando da Renault. O mesmo aconteceu com Pat Symonds, na chefia de engenharia da equipe. Mas, diferentemente de Briatore, Symonds não está banido do automobilismo. Durante cinco anos, ele está impedido de retornar a competições da FIA.
A punição para a Renault foi mais amena. A escuderia francesa só terá problemas se voltar a cometer erros até 2011. Nelsinho, piloto diretamente envolvido no escândalo, recebeu a absolvição, enquanto Fernando Alonso foi considerado inocente.
Fonte: G1
0 Responses to "Misteriosa 'Testemunha X' teria tido papel fundamental para suspensão de Briatore.":
Postar um comentário