11 de set. de 2009

Exames comprovam que a fundista sul-africana, Caster Semenya, é hermafrodita.

0
Depois do técnico da seleção sul-africana, Wilfred Daniels, pedir demissão por se sentir insultado e Caster Semenya considerar os questionamentos sobre seu sexo "apenas uma brincadeira", exames realizados durante o Mundial de Berlim, em agosto, comprovaram que a campeão dos 800m na competição é hermafrodita. De acordo com o jornal australiano "The Sidney Herald", a fundista não possui ovários, apesar de na aparência externa apresentar ógão sexual feminino, e tem testículos internos "escondidos", que produzem grande quantidade de testosterona.

- Testes realizados no Mundial de Atletismo no último mês, quando o sexo da atleta foi questionado após sua vitória nos 800m, revelaram uma evidência de que ela é hermafrodita, uma pessoa que tem órgãos masculino e feminino - disse o texto do jornal australiano publicado nesta quarta-feira.

Um dia depois, o porta-voz da Federação Internacional de Atletismo (Iaaf), Nick Davies, confirmou a informação do veículo, mas afirmou que Semenya não vai perder a medalha de ouro conquistada em Berlim.

- Essa é uma questão médica e não doping, o que caracterizaria uma trapaça dela. Esses testes não sugerem nenhuma suspeita de má conduta, que daria uma vantagem a Semenya sobre as adversárias. Não há uma desqualificação de resultados em casos desse tipo - disse Davies.

O secretário-geral da Iaaf, Pierre Weiss, afirmou que a entidade não pode se pronunciar oficialmente pelo caso até que o relatório da comissão médica seja concluído. Segundo o dirigente, a entidade divulgará o documento final sobre o caso somente em novembro, após consultar Semenya.

- Nós não temos uma legislação específica para esse assunto, como acontece com o doping. Não há nada que possa nos indicar que decisão tomar em casos desse tipo. Mas está claro que ela é uma mulher, mas talvez não seja 100%. Temos de verificar apenas se ela pode ter uma vantagem no esporte por ficar entre os dois sexos - declarou Weiss à agência de notícias France Press.

Porta-voz da liga juvenil do Congresso Nacional Africano, Floyd Shivambu, acredita que as acusações citadas no jornal australiano são baseadas em "rumores maliciosos".

- Acho que precisamos achar a verdade antes de dar crédito a isso tudo. Precisamos saber quem está dizendo isso para não validar um rumor que ainda não foi oficialmente verificado pela Iaaf - disse Shivambu.

Família continua negando que Semenya seja hermafrodita

Enquanto a Iaaf confirma o resultado do exame da sul-africana, a família da atleta mantém a negação de que a fundista de apenas 18 anos tenha órgãos sexuais masculino e feminino. Indignada com o questionamento sobre o novo diagnóstico, a avó, Maphuti Sekgale, disse:

- Eles estão malucos. Isso só pode ser a inveja que faz as pessoas dizerem que ela é um homem. Criei desde pequena e não tenho dúvida que é uma menina. Nós não nos preocupamos com o que dizem, nem se ela não poderá mais correr em provas internacionais, nós sempre apoiaremos seu talento.

O presidente da Associação Sul-Africana de Atletismo (ASA), Leonard Chuene, culpou "europeus" por "influenciarem as pessoas sobre Caster".

- Até onde eles vão para denegrir a vitória de Semenya? Eles vão continuar espalhando essas histórias até que consigam arruinar o nome dela. O que você está me dizendo é como se estivessem crucificando essa menina. Não temos ideia de onde estão surgindo essas acusações, já que fomos avisados pela Iaaf de que os resultados só seriam divulgados em novembro.

Semenya não foi encontrada pela imprensa internacional para comentar o resultado de seu exame realizado em Berlim. Nesta quarta-feira, a sul-africana estava no Centro de Alta Performance de Pretória, onde treina, e deixou o campus pela manhã. Seu técnico, Michael Seme, disse que ela ia tirar dois dias de folga antes do Campeonato de Cross Country da África do Sul, mas não tem certeza se a atleta competirá depois das notícias divulgadas nesta quinta.

Fonte: G1

0 Responses to "Exames comprovam que a fundista sul-africana, Caster Semenya, é hermafrodita.":

Postar um comentário

 
Copyright 2010 Marcelo Sports