23 de set de 2009

Misteriosa 'Testemunha X' teria tido papel fundamental para suspensão de Briatore.

0
Um misterioso denunciante identificado como “Testemunha X” no relatório da Federação Internacional de Automobilismo (FIA), divulgado nesta terça-feira, teve papel fundamental na suspensão de Flavio Briatore após o escândalo do GP de Cingapura em 2008. De acordo com a entidade, um quarto funcionário da Renault também sabia com o acordo para a batida intencional do brasileiro Nelsinho Piquet, que favoreceu a vitória de Fernando Alonso.

Segundo a FIA, a “Testemunha X” sabia do plano antes da corrida e não concordou. Este funcionário disse aos investigadores que esteve “pessoalmente presente ao encontro, pouco antes do treino classificatório do GP de Cingapura, em setembro de 2008, quando Pat Symonds mencionou a possibilidade da batida a Briatore.

- A FIA está certa de que a “Testemunha X” não teve nenhum papel ativo na conspiração e, além disso, se negou a participar e se manteve distante do plano.

A expulsão de Flavio Briatore do automobilismo foi decidida pelo Conselho da FIA, na última segunda-feira, em Paris, após a certeza da manipulação de resultados no GP de Cingapura de 2008. De acordo com a acusação, ele obrigou o piloto brasileiro Nelsinho Piquet a bater propositalmente, forçando a entrada do “safety car”. O acidente beneficiou o outro piloto da escuderia, o espanhol Fernando Alonso, que venceu a corrida.

No dia 16 de setembro, Flavio Briatore deixou o comando da Renault. O mesmo aconteceu com Pat Symonds, na chefia de engenharia da equipe. Mas, diferentemente de Briatore, Symonds não está banido do automobilismo. Durante cinco anos, ele está impedido de retornar a competições da FIA.

A punição para a Renault foi mais amena. A escuderia francesa só terá problemas se voltar a cometer erros até 2011. Nelsinho, piloto diretamente envolvido no escândalo, recebeu a absolvição, enquanto Fernando Alonso foi considerado inocente.

Fonte: G1

0 Responses to "Misteriosa 'Testemunha X' teria tido papel fundamental para suspensão de Briatore.":

Postar um comentário

 
Copyright 2010 Marcelo Sports