10 de out. de 2009

Seleção brasileira se despede da Granja Comary em jogos de eliminatórias.

0

A nova casa da seleção brasileira, que será construída na Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, deve ficar pronta apenas no fim de 2012. Mas uma coisa é certa, o time canarinho não voltará a se preparar para um jogo de eliminatórias na Granja Comary, em Teresópolis, região serrana do Rio de Janeiro. Como é o país-sede do Mundial de 2014, a equipe comandada por Dunga já tem vaga assegurada na Copa do Mundo daquele ano. Portanto, não precisará disputar com os outros nove países do continente sul-americano.

Roberto Ferreira/Divulgação

Portal na entrada de Teresópolis anuncia o que a partir de 2012 deixará de ser.

A despedida da Granja Comary, porém, não deverá ser neste sábado, quando encerra a preparação para o jogo contra a Bolívia, em La Paz. Ao que tudo indica, a seleção brasileira pode fazer um período de treinos antes de embarcar para a África do Sul. No entanto, o portal na entrada de Teresópolis, que indica que é a casa do time canarinho, perderá o seu sentido até 2012.

O próprio técnico Dunga confirmou que a seleção principal vai deixar o local. Sem rodeios, o treinador explicou o motivo da decisão de deixar a Granja Comary.

- Era uma estrutura que nos dava totais condições. O futebol evoluiu. As coisas ao redor da seleção evoluíram. E tudo ficou muito aberto para receber uma seleção como é a brasileira. Tudo o que aconteceu da última vez demonstrou como era perigoso ter a uma preparação aqui. Algumas crianças vieram fazer protesto quando deveriam estar na escola. É um local onde tudo mundo quer entrar. Tudo isso nos ajudou a chegar a uma conclusão de que não é mais adequado e seguro usar a Granja. Ficamos muito vulneráveis – explicou o treinador.

O auxiliar Jorginho usou o mesmo discurso de Dunga. O braço direito do comandante da seleção foi além ao comentar as possibilidade de treinamento em um local tão aberto.

- Ficamos muito expostos. Com essas casas, a gente jamais poderá fazer um treinamento restrito. Creio que chegou o momento de ter essa mudança. As coisas mudam. Temos muito mais cobertura da imprensa, muito diferente de como era na nossa época de jogador – afirmou Jorginho.

A saída da seleção brasileira da Granja Comary vai deixar alguns órfãos e vai mudar a economia de Teresópolis. O dono do hotel Bel Air, Caldun Salah, admitiu que a presença do time canarinho movimenta o seu empreendimento.

- Na terça-feira anterior à chegada da seleção a Teresópolis, a lotação do hotel era de apenas 30%. Agora, com a seleção aqui, não tenho vagas – afirmou Salah.

E não vai ser apenas na parte econômica que vai ocorrer mudanças. A saudade também vai fazer parte da ausência da seleção na cidade serrana. Para o segurança do condomínio Comary Gleba VI, André “Rabecão” Lopes, a cidade vai perder muito com a saída do time comandado por Dunga do CT.


- A vida do condomínio vai ser a mesma. Com eles aqui, a atenção é redobrada. E além disso, tendo a seleção, os imóveis são mais caros – explicou o segurança.

Há oito anos no condomínio, Rabecão revelou já ter vivido inúmeras situações curiosas. E na última passagem da seleção para uma preparação em jogos de eliminatórias, ele contou um “causo” ao GLOBOESPORTE.COM.

- Os amigos do Adriano vieram aqui em um carro humilde. Eles disseram que eram amigos dele e todos aqui da segurança duvidaram. No fim, os caras realmente eram conhecidos do Adriano. Acho isso muito bacana da parte dele. Ele se tornou famoso, mas não deixou suas raízes de lado – afirmou Rabecão.

Desempenho da seleção na Granja Comary é excelente.

Inaugurada em 1987, a Granja Comary foi utilizada pela seleção brasileira para a disputa de cinco mundiais. E o desempenho do time canarinho é excelente. Foram dois títulos (1994 e 2002), um vice (1998), uma eliminação nas oitavas de final (1990) e outra nas quartas (2006).

O CT ocupa 150 mil metros em um bairro nobre de Teresópolis. Além de três campos com as medidas oficiais da Fifa, a Granja Comary conta com alojamentos com 22 apartamentos duplos, com banheiros, telefones e TV. Há ainda salão de jogos, de vídeo, musculação e um outro para preleções, além de um amplo restaurante, lanchonete, lavanderia e até uma biblioteca.

A tendência é que o local seja utilizado a partir de 2012 apenas pelas seleções de base. Nos últimos dois meses, além da equipe principal, a Granja Comary recebeu as delegações da sub-20 e da sub-17.

Fonte: G1

0 Responses to "Seleção brasileira se despede da Granja Comary em jogos de eliminatórias.":

Postar um comentário

 
Copyright 2010 Marcelo Sports